O buraco no Muro

O Buraco no Muro



“O buraco no muro” é o título de um vídeo que mostra uma experiência feita por uma empresa de alta tecnologia e que teve como idealizador e coordenador Sugata Mitra, chefe de pesquisa e desenvolvimento. Mitra alega que sempre se interessou pela educação e pela inclusão digital de crianças pobres, por isso criou o projeto “O buraco no muro”.

O projeto consiste em um computador, acoplado a uma parede e conectado à internet de alta velocidade, para que as crianças do lado de fora possam usá-lo e assim aprenderem sozinhas a manusear o aparelho e acessar a internet. As crianças que tiveram acesso ao computador, aprenderam em muito pouco tempo a mover o cursor e em seguida aprenderam cada vez mais. No fim das contas, já acessavam diversos sites sozinhas, realizavam leituras, brincavam com jogos, etc.

Um dos meninos que participou da experiência, Rogenderm foi o primeiro a aprender a utilizar a máquina e se destacou pela auto confiança adquirida após aprender sozinho a manusear o equipamento. Rogender definiu internet como “aquilo com que você pode fazer qualquer coisa”.
Mitra replicou este experimento em diversos pontos da Índia e os resultados obtidos foram semelhantes. Porém, Mitra solicitou aos pais das comunidades onde o projeto foi instalado, que deixassem com que as filhas pudessem utilizar o computador. Na Índia, uma em cada três mulheres são analfabetas.

“Se o ciberespaço for considerado um lugar, então há pessoas que já estão nele, e pessoas que não estão. E parece haver um consenso geral de que tal segregação entre “cibernéticos” e “não cibernéticos” é nociva e poderia causar uma divisão. O buraco no muro é como uma porta que se abre para a mudança nesse espaço.” Sugata Mitra


0 Response to "O buraco no Muro"

Postar um comentário